Perguntas frequentes

O que é a INBEP?

Somos uma instituição de ensino online focada em Saúde e Segurança do Trabalho para pessoas físicas e jurídica. Para conhecer mais sobre nossa história acesse a página sobre nós.


Cadastro e recuperação de conta

O cadastro é gratuito?

Sim, você pode criar uma conta sem custos, e ficar por dentro de novidades e promoções, além de poder estudar os cursos que são gratuitos. Para empresas, o cadastro também é gratuito e os gestores podem fazer a matrícula dos colaboradores em cursos gratuitos.

Como me cadastro?

A criação de uma conta é bem simples! Clique no link "Cadastre-se" no topo da página e preencha o formulário com seu nome completo, endereço de email e escolha uma senha. Seu cadastro é muito importante e deve ser preenchido corretamente.

Não lembro minha senha

Para recuperar sua senha, clique no link "Entrar" no topo do site, depois clique em "Esqueci minha senha" abaixo do campo de senha e depois insira seu email. Você receberá em seu email as instruções para alterar a sua senha.

Existe alguma regra para senha?

Não existe uma regra para a senha, a dica é usar uma combinação complexa com números e letras. Ela deve ser de fácil memorização, porém difícil de ser descoberta por outros.

Não lembro qual email cadastrei

Se você não lembra ou não tem mais acesso ao email cadastrado, a única saída é entrar em contato conosco.


Compras e formas de pagamento

Efetuei o pagamento, mas o curso não foi liberado

Se optou pagar no boleto bancário, ele pode demorar até 48 horas úteis para ser liberado. No cartão de crédito a liberação ocorre instantaneamente após a aprovação da operadora.

Quanto tempo demora para identificar o pagamento?

Se optou por boleto bancário, poderá demorar até 48 horas. Se utilizou o cartão de crédito, vai depender apenas da operadora confirmar seu pagamento. Assim que liberar o seu pagamento você receberá uma notificação por email.

Quais são as formas de pagamento aceitas?

É aceito boleto bancário e cartão de crédito via PagSeguro em até 18x. Para empresas, o pagamento pode ser faturado, por boleto, cartão de crédito e transferência bancária. O parcelamento poderá ser combinado conosco.

Irei receber o boleto em meu endereço?

O boleto não será enviado para seu endereço. Você poderá acessar o boleto novamente pelo seu histórico de compras.

O boleto poderá ser protestado?

Não, caso desista de comprar, apenas desconsidere, a compra será cancelada. No caso de empresas, o cancelamento deve ser comunicado com antecedência e só poderá ser feito caso os colaboradores não tenham sido matrículados.

O pagamento no cartão de crédito é seguro?

Sim, nós utilizamos o PagSeguro uma empresa do grupo UOL reconhecida por segurança nos pagamentos online.

Posso utilizar o cartão de credito de outra pessoa?

Sim, é possível utilizar o cartão de algum conhecido para realizar o pagamento, a matrícula e o certificado serão emitidos no nome de quem irá cursar.

Como faço para cancelar uma compra?

Se você ainda não efetuou o pagamento, apenas desconsidere, o sistema irá dar baixa automaticamente. Caso já tenha efetuado o pagamento, você pode entrar em contato conosco e solicitar o reembolso, desde que não tenha começado o curso.


Certificação do curso

Meu certificado será válido pelo MEC?

Não. Não há necessidade já que os cursos de capacitação oferecidos por nós são denominados cursos livres. A legislação brasileira regulamentou a categoria Curso Livre, que atende público a partir do nível fundamental, com objetivo de oferecer profissionalização rápida para diversas áreas de atuação no mercado de trabalho. Portando, muito cuidado com instituições que dizem ter cursos livres reconhecidos pelo MEC, exija explicações e o registro do MEC.

Recebi meu certificado digital, mas o impresso ainda não chegou

Os certificados são postados todas as sexta-feira e os correios dão um prazo de 05 a 10 dias úteis para entrega. Caso já tenha passado desta data, solicite seu código de rastreamento pela página de contato. Caso você tenha preenchido um endereço de entrega incorreto, será cobrado uma taxa de re-envio de R$30,00

Meu certificado está com erro de digitação

Em caso de erro de digitação no nome, cpf, curso ou data do curso, você deve acessar nossa página de contato e solicitar a retificação. Se o erro for interno, o certificado é retificado sem custos, se foi um erro de digitação do aluno no momento do cadastro, a taxa de emissão de um novo certificado é de R$30,00.

Perdi meu certificado impresso, e agora?

Fique tranquilo, nós mantemos todos os seus dados em nosso servidor. Solicite em nossa página de contato a segunda via do certificado, que é enviada pelos correios e tem custo de R$30,00 (trinta reais).

O curso travou e não consigo realizar o estudo

Normalmente este erro ocorre na utilização de um navegador antigo e desatualizado, como o Internet Explorer na versão 8 ou anterior. Você pode utilizar uma versão atualizada de algum navegador como o Google Chrome ou Mozilla Firefox para verificar se o erro persiste. Caso o erro persista em uma versão moderna de navegador, entre em contato conosco.

Não consegui a nota mínima

Se você não atingiu os 70%, não se preocupe, você continuará tendo acesso ao conteúdo do curso e poderá refazer até que a média seja alcançada. Isso sem custo adicional.

Quem assina o certificado?

Os certificados são assinados pelo diretor da instituição, pelo emissor e pelo responsável técnico e/ou instrutor do curso.


Conteúdo e acesso do curso

Qual escolaridade preciso ter para fazer um curso?

Vária de acordo com o curso pretendido, mas o mínimo aconselhado é o ensino fundamental.

Qual horário devo estudar?

Não há horário especifico para você estudar. Os cursos são online, ficam disponíveis sempre e você pode definir o melhor horário para estudar. Caso o curso tenha sido cedido por sua empresa, você poderá combinar o horário de estudo com a mesma.

Quanto tempo o curso fica disponível para estudo?

O conteúdo do curso ficará disponível por tempo indeterminado, você pode estudar com tranquilidade e continuar após a conclusão do curso. Porém, caso o curso tenha sido concedido através da sua empresa, a mesma poderá limitar um prazo para conclusão.

Os cursos possuem vídeo aulas?

Alguns cursos possuem vídeo aulas exclusivas, outros possuem links para vídeos relevantes e de acordo com o tema. O conteúdo é distribuido entre a leitura de apostilas, visualização de vídeos e questionários sobre o assunto.

Posso imprimir o conteúdo do curso?

Não, o conteúdo é apresentado apenas na plataforma de leitura da INBEP e não pode ser baixado ou impresso.

Quais requisistos preciso para estudar online?

Você irá precisar apenas de conexão com a internet e de um navegador atualizado, como o Google Chrome, Mozilla Firefox ou o Internet explorer versão 9 ou superior. Os cursos não dependem do sistema operacional, como Linux ou Windows e não precisam ser instalados em seu computador.